domingo, 30 de junho de 2013

Patifaria.

Na última semana, estive em São Paulo. Fui acompanhar o concurso de cátedra para Filosofia e Teria Geral do Direito da USP. Tratava-se da cadeira vacante em razão da aposentadoria compulsória do Professor Tercio Sampaio Ferraz Jr.

Concorriam os Professores Ari Marcelo Solon e José Reinaldo de Lima Lopes.

Assisti todo o concurso. Fui orientando do Professor Ari e minha análise pode estar enviesada.

O José Reinaldo reunia todas as condições para se tornar professor titular. É bom professor. Tem produção acadêmica interessante. Possui preparo intelectual.

José Reinaldo possuía as características que o credenciariam ao posto pleiteado. Não é contra isso que me indigno.

O que assisti foi vergonhoso. Patifaria! Patifaria! Patifaria!

A aula de erudição do Professor Ari foi muito superior à de José Reinaldo.

A aula de erudição de José Reinaldo mais parecia um seminário de monitor inseguro. Ele lia citações e fazia paráfrases. Poucas vezes, falou a palavra direito. O termo mais usado por ele foi linguagem. Falou de costas para aqueles que o assistiam. Acabrunhado, sem vigor no que afirmava.

A aula de erudição do Professor Ari, aplaudida ao final, foi uma verdadeira aula de cátedra. Falou voltado para o público com amplo domínio do assunto. Sua fala era vívida, fulgurosa. Baseada em casos em que ele atuou como advogado, no STF, perpassou o pensamento filosófico e jurídico ocidental sem descuidar de relacioná-los às insurreições brasileiras de junho. Ele analisou trechos em cinco idiomas (alemão, inglês, francês, grego e hebraico). Alguns citados de cor na língua original.

A disparidade nas notas, na prova de erudição [Zé Reinaldo: 10/10/10/9,7/10; Ari: 10/8,0/9,0/8,0/7,0], revelou, claramente, a patifaria. Poderia analisar as notas de outros pontos. Mas quem estava lá presenciou a patifaria em relação à aula de erudição. Se houve clara patifaria nesse ponto, não merece análise a patifaria restante.

A banca foi nitidamente armada. Demonstraram isso nas perguntas, nas arguições e, sobretudo, nas expressões faciais. Eles poderiam até esconder a patifaria, uma vez que José Reinaldo reunia as condições de ser titular.

A vitória de José Reinaldo seria perfeitamente viável sem a patifaria. O que se viu, porém, foi a necessidade deliberada de deixar a patifaria escancarada.

O inconsciente de Faria talvez revele melhor que qualquer frase minha a patifaria... disse ele: "ao serem proclamadas as notas e o resultado desse concurso, espero que não joguem marmelo na banca".

Nenhum comentário: